Integrando 399 municípios e com uma extensão de quase 200 mil quilômetros, que tal conhecer um pouco mais sobre os Pontos Turísticos do Paraná, um dos estados mais visitados do Brasil?
Com uma diversidade geográfica variando de montanhas a metrópoles, o Paraná tem opções de lazer para todo o tipo de turistas e viajantes do Brasil e do mundo.
Confira agora o conteúdo que o Hotel Tarobá preparou para você e conheça os 10 principais pontos turísticos do Paraná!
- O estado do Paraná
- Os 10 principais pontos turísticos do Paraná
- Venha conhecer as Cataratas do Iguaçu e hospede-se no Tarobá Hotel
O estado do Paraná
O Paraná possui, hoje, cerca de 399 municípios, e uma área de quase 200 mil quilômetros – maior que Uruguai e Portugal, por exemplo!
Onde habitam cerca de 11 milhões de habitantes, dos quais quase 2 milhões residem na capital, em Curitiba.
É o quinto maior PIB do Brasil e tem um clima subtropical. Sobretudo, o estado é palco de diversos pontos turísticos de importância nacional.
Além de sua importância econômica e política, o estado possui um intenso fluxo de viajantes durante o ano, fazendo com que os pontos turísticos do Paraná estejam sempre movimentados!
Os 10 principais pontos turísticos do Paraná
O Paraná é palco de inúmeros pontos turísticos de relevância nacional no Brasil.
Desde as Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, até o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo notável arquiteto paranaense, conheça agora os 10 principais pontos turísticos do Paraná.
1. Jardim Botânico – Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba é um dos maiores pontos turísticos do Paraná e um dos principais cartões postais da capital.
Seu nome oficial, Jardim Botânico Municipal Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, é uma homenagem a sua idealizadora, uma das maiores urbanistas do estado.
O espaço contempla 178 mil m² de área verde, contando com locais de destaque, como:
- A estufa principal;
- O Museu Botânico de Curitiba;
- O Jardim das Sensações;
- O espaço cultural Frans Krajcberg;
- A estátua Amor Maternos, do artista polonês João Zaco Paraná;
- E espaços para atividades físicas e lazer.
2. Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu fazem parte das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza, sendo um dos atrativos paranaenses mais visitados no Brasil.
A atração possui o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com cerca de 275 saltos e chegando a uma altura de 80 metros.
Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu podem ser acessadas através dos ônibus de passeio disponíveis e das passarelas de acesso no interior da reserva.
3. Parque Tanguá – Curitiba
O Parque Tanguá é, hoje, um dos principais atrativos de Curitiba, além de ser um dos mais importantes pontos turísticos do Paraná.
Com uma área total de mais de 200 mil m², o parque, construído em 1996, conta com diversos atrativos da fauna e da flora, além de um bistrô, uma loja de souvenires, espaço para churrasqueira e um túnel de pedras.
O lugar também conta com um mirante em semicírculo ao fim do passeio, ideal para observar o pôr do sol.
4. Lago Igapó – Londrina
Outro importante integrante dos principais pontos turísticos do Paraná é o Lago Igapó, em Londrina.
Inaugurado em 1959, o lago é um dos cartões postais da cidade, contando com uma extensa área de lazer, um Centro Social Urbano e cerca de 187 espécies de plantas nativas.
5. Estrada da Graciosa – Curitiba
A Estrada da Graciosa é considerada uma das mais belas rodovias do país e um dos mais importantes pontos turísticos do Paraná.
Com 40 km de extensão, a rota liga a cidade de Curitiba às cidades de Morretes e Antonina, atravessando a Serra do Mar.
Além disso, o trecho possui ainda uma área de preservação da Mata Atlântica, com paisagens naturais repletas de plantas e animais silvestres.
6. Parque do Japão – Maringá
Ocupando uma área de 100 mil m², o Parque do Japão, em Maringá, também é um dos principais pontos turísticos do Paraná.
Inaugurado em 2006, com a finalidade de homenagear os imigrantes japoneses, o parque possui um modelo de Casa de Chá, um ginásio de esportes, um teatro, uma sala de eventos e um Jardim Imperial Japonês com área de 46 mil m².
7. Parque Barigui – Curitiba
Outro importante ponto turístico paranaense é o Parque Barigui.
Ele é o maior parque da capital, com 140 hectares de extensão e ocupando quatro bairros curitibanos.
Inaugurado em 1972, o parque possui inúmeras áreas de lazer, além de uma diversidade de flora e fauna, incluindo algumas famílias de capivaras, mascotes do estado do Paraná.
8. Museu Oscar Niemeyer – Curitiba
O Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como MON ou Museu do Olho, é um marco histórico de Curitiba, inaugurado em 2002 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, aos seus 95 anos.
Considerado o maior museu da América Latina, o MON possui uma extensão de 35 mil m², com 12 salas de exibição e capacidade para até 360 mil pessoas.
9. Mercado de Maringá – Maringá
Inaugurado em 2009, o Mercado de Maringá é um dos principais pontos turísticos da cidade, tornando-se um lugar de compras e lazer para os moradores locais e visitantes.
Oferecendo uma diversidade de produtos gastronômicos, o mercadão abriga 17 empórios em seu interior, prontos para encantar seus clientes.
10. Parque Estadual de Vila Velha – Ponta Grossa
Por fim, o Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico localizado na região dos Campos Gerais do estado do Paraná e a principal atração turística da cidade de Ponta Grossa.
Constituído por três sítios vizinhos, os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada, a atração possui uma extensão de 18 km e sua formação data de mais de 300 milhões de anos.
Registrando mais de 60 mil turistas por ano, o parque é um espetáculo da natureza para todos que o visitam!
Venha conhecer as Cataratas do Iguaçu e hospede-se no Tarobá Hotel!
Gostou de conhecer mais sobre o turismo no Paraná?
Que tal viajar para Foz do Iguaçu, conhecer uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza e, de quebra, ficar hospedado em um dos melhores hotéis da cidade?
Venha descobrir os encantos das Cataratas do Iguaçu e aproveite para desfrutar de todas as vantagens que só o Tarobá Hotel oferece!
Redação: Ana Barakat | Revisão: Joelma Oliveira
Siga as redes sociais!