O Parque das Aves é um lugar encantador!
Suas lindas paisagens, as aves do local e a preocupação da empresa com a natureza e a vida animal, são exemplo de admiração e respeito.
Localizado na Avenida das Cataratas, em frente ao Parque Nacional do Iguaçu, eles recebem a visita de muitas pessoas todos os dias, afinal, estão no corredor turístico da cidade.
Quem passa por Foz do Iguaçu, certamente não pode deixar de fazer esse passeio.
+ Onde ficar em Foz do Iguaçu: Resorts, Hotéis e Pousadas
Parque das Aves em Foz do Iguaçu
O que pouca gente sabe, é a história do Parque, como ele foi criado e com qual intenção.
Por isso hoje, nós vamos te contar!
O Parque das Aves é produto da história de Anna Croukamp, que após o falecimento de seu marido, resolveu lutar por um sonho.
Suas instruções sempre foram objetivadas na conservação, sustentabilidade e responsabilidade social.
Eles seguiram a risca esses ensinamentos no Parque, mas ao final de 2016, ao se depararem com uma ave, que estava sempre em seu jardim, a paruru-espelho, viram que a espécie estava extinta.
Não só ela, mas várias outras aves estavam se tornando extintas, presentes apenas ali, naqueles 8% de Mata Atlântica que ainda sobrevive.
O tráfico, à caça e a extração de fontes alimentares para aves, fez que o número de espécies e subespécies de aves crescesse ainda mais.
Diante deste cenário, o Parque arriscou e mudou todo seu trabalho para focar só na conservação de aves da Mata Atlântica, que precisavam de bons aliados e por sorte conseguiram.
Com 17 hectares de mata nativa e aproximadamente 1.500 aves, a natureza local é um patrimônio para os moradores, e o lar perfeito para todas essas espécies.
O ambiente fresco e planejado para melhor cuidar dos animais que ali estão, recebe visitantes de todo o mundo e garante a satisfação de todos que, com certeza, se encantam com o cenário vivo e colorido, além de poderem ver de perto o lindo trabalho que é feito.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica é o segundo bioma mais biodiverso do planeta, e concentra o maior número de espécies endêmicas (que só ocorrem nesse local). 8% de todas as espécies do planeta vivem aqui.
São 20 mil espécies de plantas, 298 espécies mamíferos, 200 espécies de répteis, 350 espécies de peixes e 370 espécies de anfíbios.
Segundo o SOS Mata Atlântica, o bioma detém 5% das espécies dos vertebrados mundo, e além dessa riqueza da fauna, a diversidade de flora também é grande, com espécies de árvores imponentes como ipês, pau-brasil, jequitibá-rosa, cedro e outras.
Preservar e conservar esse bioma é de extrema importância para a manutenção da qualidade de vida da população brasileira, fornecendo água, regulando o clima, produzindo alimentos, madeira, fibras e plantas que são usadas na medicina.
A Mata Atlântica briga 891 espécies de aves, 120 espécies e subespécies de aves ameaçadas de extinção e 41% das espécies de aves ameaçadas de extinção no Brasil.
+ Passeios em Foz do Iguaçu: para todos os gostos e idades
Restaurante Sabores da Floresta
Você sabia que o Parque tem um restaurante?
Além de se preocupar com a natureza e sua preservação, eles também se preocupam com seus visitantes, e por isso, possuem um espaço mais que especial para quem quiser ter um momento de descanso e garantir uma boa refeição.
Já imaginou a maravilha que deve ser fazer poder apreciar uma bebida gelada em um cenário fresco, rodeado de outras belezas naturais?
Felizmente, com o Sabores da Floresta dá pra fazer tudo isso. Lá eles usam ingredientes locais fresquinhos, como peixes e PANCs, garantindo uma alimentação saudável e balanceada, além de garantir a renda de fornecedores iguaçuenses.
Essa é uma das nossas boas dicas de onde almoçar em Foz do Iguaçu. Aproveite!
+ Lugares para comer em Foz do Iguaçu, dicas para todas as refeições!
Quiosque Tropicana
A diversidade do Parque não é só com as plantas e aves não, hein!
Se você quiser algo mais refrescante, o Quiosque estará bem no meio da trilha de visitação, pronto para te servir.
Como a fronteira registra uma alta temperatura, nada melhor que garantir um frescor durante o passeio, não acha? O diferencial neste caso, são os sabores dos sorvetes.
Cada um deles vem acompanhado de um crocante cascão, e entre os sabores disponíveis, tem o de tangerina (com propriedades antioxidante e diurética), iogurte com morango (zero açúcar), açafrão (regula o metabolismo), detox de abacaxi, limão com morango, capim-santo e leitinho com ora-pro-nobis.
Sabores bem diferentes, eu sei.
É que eles optaram por usar as PANCs, que falamos ali em cima, no Restaurante Sabores da Floresta.
As PANCs são plantas (folhas ou flores) que podem ser usadas como fonte de alimento. Suas propriedades naturais oferecem uma série de boas funções para nosso corpo, então muito além de refrescante, os sorvetes são também nutritivos.
Ficou curioso sobre as PANCs? Nós temos uma matéria pra te indicar, lá tem todas as informações que você precisa para entender as propriedades:
+ Parque das Aves agora tem sorvete de PANCs para refrescar seus visitantes
Impacto Ambiental
Com essa novidade dos sorvetes, que foi implantada recentemente, o Parque também optou por utilizar matéria-prima local.
Com este apoio dos comerciantes da cidade, a produção de lixo foi diminuída.
Antes do Quiosque Tropicana, o parque comprava picolés de uma grande marca de sorvetes, então, pensa na quantidade de palitos que eram descartados todos os dias.
Agora, com a medida tomada a situação foi revertida, se tornando a mais ecológica possível!
Como os sorvetes são feitos com frutas da região e são servidas em cima de um cascão, o consumo é de 100%, sem qualquer tipo de rejeito. Legal né?
Conclusão: Parque das Aves | Um passeio indispensável em Foz do Iguaçu
O Parque das Aves é uma atração e tanto!
Estar em um lugar que tem tanta responsabilidade, seriedade e compromisso com o que faz é muito gratificante.
Além disso, os visitantes ainda tem a oportunidade de se maravilhar com toda a beleza natural do espaço, e ver os animais bem de perto!
Não deixe para a última hora e programe sua visita. Certamente, será uma experiência única para você e sua família.
A Combo Iguassu pode te ajudar com os ingressos.
Siga a gente nas redes sócias e fique por dentro de tudo que postamos <3
Capa: Imagens do Canva Pro | Matéria e Edições por Maria Leithardt
Aproveita para ler também: Passeios gratuitos em Foz do Iguaçu | Conheça alguns atrativos francos da fronteira