O município de Foz do Iguaçu está entre as 100 cidades mais inteligentes do país, conforme o ranking Connected Smart Cities 2016, elaborado pela consultoria Urban Systems. O levantamento avaliou a gestão pública das cidades brasileiras, considerando 73 indicadores agrupados em 11 eixos, a partir de vetores sociais, econômicos e tecnológicos que promovem inovação e qualidade de vida entre a população.
No estudo, Foz do Iguaçu ocupa a 42ª posição nacional e a 3ª colocação no ranking do Paraná. A cidade figura em 24º lugar no indicador mobilidade e acessibilidade, melhor resultado do município. A lista inclui outras dez cidades paranaenses. O levantamento analisou as áreas de mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, educação, saúde, segurança, empreendorismo, economia e governança.
O mapeamento visa identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento através de indicadores de inteligência, conexão e sustentabilidade. Para a lista das cidades mais inteligentes, a Urban Systems atribuiu pontuação proporcional a cada tópico. A ordem da classificação não representa necessariamente a quantidade de investimentos nas políticas públicas.
A Urban Systems é uma empresa de inteligência de mercado e soluções de desenvolvimento, no ramo há 17 anos. O Connected Smart Cities 2016 foi elaborado em parceria com a empresa Sator. A matriz de indicadores abrange despesas municipais em cada área, vagas em leitos hospitalares por habitantes, matrículas na rede pública de ensino, nota do Enem, novas empresas, PIB per capta e renda média dos trabalhadores, entre outros.
Para a elaboração do Connected Smart Cities, a Urban Systems uniu os conceitos de cidades inteligentes e conectividade. “O Conceito de Conectividade é a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores”, aponta o estudo.
A partir deste conceito, os investimentos, ações e política públicas são analisados de forma intersetorial. “Exemplo disso é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como aos ganhos em saúde, que irão a longo prazo reduzir os investimentos na área (atendimentos de saúde básica) e consequentemente impactarão em questões de governança e até mesmo economia”, expõe o relatório da Urban Systems.
Ranking das cidades mais inteligentes do Paraná
- 1º – Curitiba (3º do Brasil)
- 2º – Maringá (17º do Brasil)
- 3º – Foz do Iguaçu (42º do Brasil)
- 4º – Londrina (45º do Brasil)
- 5º – Cascavel (52º do Brasil)
- 6º – Umuarama (56º do Brasil)
- 7º – Toledo (68º do Brasil)
- 8º – São José dos Pinhais (69º do Brasil)
- 9º – Pato Branco (81º do Brasil)
- 10º – Francisco Beltrão (87º do Brasil)
- 11º – Cianorte (96º do Brasil)
Ranking das 10 cidades mais inteligentes do Brasil
- 1º – São Paulo (SP)
- 2º – Rio de Janeiro (RJ)
- 3º – Curitiba (PR)
- 4º – Brasília (DF)
- 5º – Belo Horizonte (MG)
- 6º – Vitória (ES)
- 7º – Florianópolis (SC)
- 8º – Barueri (SP)
- 9º – Recife (PE)
- 10º – Campinas (SP)
Venha para Foz do Iguaçu, hospede-se no Tarobá Hotel e conheça esta e muitas outras maravilhas! O Tarobá Hotel com certeza será sua melhor opção de hotel em Foz do Iguaçu, localizado em região central, possui acesso fácil e rápido para o Paraguai e Argentina, além é claro, de possuir o melhor custo benefício da Tríplice Fronteira.
Acesse o site e faça uma simulação de diárias: http://www.hoteltarobafoz.com.br/
Ligue: +55 (45) 2102-7700
Whatsapp: +55 (45) 9125 2268
Matéria por: H2FOZ – Paulo Bogler