A cidade de Foz do Iguaçu, possui a maior produtora de energia limpa e renovável do mundo, tendo produzido mais de 2,4 bilhões de MWh desde o início de sua operação. A Itaipu Binacional é encantadora e desperta a curiosidade de todos os turistas que vem a Foz do Iguaçu, afim de conhecer de perto essa
gigantesca construção.
Além de ser grandiosa, a estrutura da Itaipu Binacional, abriga diversos projetos e passeios que podem ser realizados pelos visitantes.
Circuito Panorâmico
O circuito Panorâmico por exemplo, é a oportunidade perfeita para o turista conhecer a Itaipu Binacional. A visita começa no Centro de Visitantes com e exibição de um filme sobre a hidrelétrica e segue nos ônibus para conhecer de pertinho a Itaipu Binacional.
No roteiro está incluso o passeio pelo mirante do vertedouro e inclui uma parada no mirante central, onde pode ter uma visão mais ampla da barragem de cima, que possui 8 km de extensão e 196 metros de altura.
Nessa parada o visitante tem uma breve explicação sobre o funcionamento da Itaipu Binacional.
O passeio continua pelos condutos forçados, o ônibus pode até passar por cima da barragem, mas isso depende da operação da usina.
Nesse trajeto é possível ter uma das melhores visões da Itaipu Binacional: O Rio Paraná
com Foz do Iguaçu ao fundo, já na direção oposta, o reservatório de 1.350 km² que abastece a Itaipu.
Circuito Especial
Que tal conhecer a Itaipu Binacional com um atendimento diferenciado? O Circuito Especial entra dentro da maior geradora do mundo com um atendimento todo diferenciado.
Nessa parte do passeio é possível observar a arquitetura côncava das majestosas catedrais de concreto e ainda sentir a pulsação ininterrupta da usina ao tocar suas paredes e os condutos que direcionam
a água para o interior das turbinas.
Você pode conhecer também a sala de comando central, onde os técnicos brasileiros e paraguaios monitoram de forma integrada a sua produção, sendo separados apenas por uma fronteira simbólica.
Depois de conhecer a galeria dos geradores, desça até nível onde estão os eixos das turbinas com geração de 700 megawatts cada uma.
Refúgio Biológico Bela Vista
A Itaipu Binacional realiza um trabalho de extrema importância na preservação do meio ambiente na tríplice fronteira. Entre eles de destaca o Refúgio Biológico Bela Vista, unidade de proteção criada para
atender milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina.
O passeio sai do Centro de Recepção de Visitantes e contorna todo o Canal da Piracema até as edificações do Refúgio.
Todos os espaços usam fontes alternativas de energia e foram construídos com base em conceitos de
arquitetura verde.
O passeio segue pela Itaipu Binacional, com uma caminhada de 2 km em uma trilha que possui floresta nativa e envolve lições de educação ambiental.
Ao todo são mais de 960 espécies de plantas e 50 de animais como jaguatirica, jacaré, gavião, urubu-rei, quati, arara vermelha, jabuti, coruja, serpentes, macaco-prego e onça pintada.
Iluminação da Barragem de Itaipu
Na minha opinião esse é o melhor passeio. Nele você pode observar a Itaipu Binacional de uma forma totalmente diferente, com contraste de luzes e um jogo de som emocionante.
É possível ver a barragem com mais detalhes, fazendo com que a usina se torne maior ainda.
Depois de conhecer a Itaipu Binacional de perto, que tal relaxar e se hospedar no melhor hotel três estrelas de Foz do Iguaçu? O
Tarobá Hotel é o lugar perfeito para quem procura, conforto, bom atendimento e segurança.