Se você está se programando para vir à Terra das Cataratas e durante a viagem deseja tirar uns dias de sossego total, saiba que tem algumas cidades próximas a Foz do Iguaçu com lugares perfeitos para isso!
Saindo um pouco da Tríplice Fronteira, nas cidades vizinhas é possível fazer um bate e volta para um passeio rural, curtir o clima e sabores da fazenda e se conectar com a natureza.
Neste artigo, o Tarobá Hotel vai te mostrar alguns locais para viver a experiência do campo e para você conhecer um pouco do interior do Paraná!
Olhe só o que você vai encontrar nesse texto:
Vamos começar nossa viagem pelo interior? Então tira um tempinho para ler e aproveite!
Cidades próximas a Foz do Iguaçu-PR
A tão procurada Foz do Iguaçu, tanto por brasileiros quanto por estrangeiros, está situada no extremo oeste do Paraná, bem no final da BR 277.
Para quem chega à cidade de carro, é bem provável que veja várias plantações e cidades pequenas pelo caminho, mas o que você não sabe é que nessas cidades também têm ótimas opções de lazer.
Os municípios que citaremos aqui são lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu e já têm sido bastante explorados pelos moradores locais para cicloturismo, cavalgadas, caminhadas e pesca esportiva.
Aqui, vamos te mostrar algumas cidades próximas a Foz do Iguaçu para você incluir no seu roteiro e vamos começar pelos municípios mais “distantes” até ao mais próximo.
Santa Tereza do Oeste
Santa Tereza do Oeste fica a uma distância de 119 km de Foz do Iguaçu, uma viagem de carro que leva cerca de 1 hora e 36 minutos.
O município pertencia à Cascavel, mas se emancipou não tem muito tempo, em 1990. Tem cerca de 10.342 habitantes e se destaca pelos setores agrícola e industrial.
Mas o que Santa Tereza tem de bom para conhecer?
Em Santa Tereza há alguns espaços de lazer em meio a natureza como o Lago do Cisne e o início do Parque Nacional do Iguaçu, além de templos religiosos para quem aprecia arquitetura e a fé católica.
Você precisa visitar em Santa Tereza do Oeste
Instituto Pedra da Mata
Aqui, vamos destacar o Instituto Pedra da Mata, um projeto belíssimo onde o lazer é consequência, mas o principal objetivo é mostrar formas mais sustentáveis de viver.
Trata-se de um passeio bem educativo e ecológico! E para conhecer você pode optar pela visita guiada que dura cerca de 3 horas ou reservar um quarto para passar 1 dia.
Para saber mais sobre os horários de funcionamento e almoço dá uma passada depois neste site.
O Instituto está localizado na BR 277, km 607,5, entre Cascavel e Santa Tereza do Oeste, PR.
Céu Azul
É conhecida como a Capital do Oxigênio, isso porque Céu Azul tem 73% do seu território ocupado pelo Parque Nacional do Iguaçu.
Há forte presença da cultura italiana e alemã neste município, herança da colonização de famílias destas etnias que vieram de outros estados.
Céu Azul está a 92,7 km de distância de Foz do Iguaçu, cerca de 1h12min de carro e tem uma população estimada de 11.649 habitantes.
Os seus maiores atrativos são a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Rota Beira Parque e as Trilhas no Parque Nacional.
Onde ir em Céu Azul?
Recanto Lagoa Azul
Além dos citados anteriormente, um local gostoso para passar o dia é o Recanto Lagoa Azul.
Um espaço com bastante área verde, espaço para camping, trilha, rio e ainda conta com restaurante, espaço para eventos e piscina.
Além de desfrutar de uma comida regional ao experimentar o prato típico da casa, o porco à paraguaia, você também pode curtir o pesque pague.
O local funciona às quartas, quintas e sextas a partir das 13 horas. Sábado e domingo a partir das 09 horas.
Endereço: Linha Lagoa Azul, interior de Céu Azul/PR.
Matelândia
O nome Matelândia é uma homenagem à família Matte, que passou a ser dona de uma grande extensão de terra que abrangia a região, em 1918.
O Município está a uma distância de 72,3 km de Foz do Iguaçu, levando em média 57 minutos para chegar lá.
Sua economia está baseada no agronegócio e quanto aos pontos de interesse de lazer, as maiores atratividades estão nas diversas áreas com cachoeiras.
São tantas quedas d’água que a secretaria de turismo do município montou a Rota das Cachoeiras, com um percurso de 65km para aventureiros que se dispõe em fazê-la de bike, caminhando, correndo e até mesmo de jipe.
Mas dentre tantos, vamos destacar 2 lugares. Veja a seguir!
Onde você pode ir em Matelândia
Castelletto Dal Pozzo
Está pensando em vir de carro à Foz? Então você precisa passar no Castelletto Dal Pozzo, ou Castelinho para os íntimos, uma parada obrigatória para quem pega a BR 277 a caminho do destino Iguaçu.
Tudo começou com o Sr. Aurélio Dal Pozzo, que em 1977 quis aproveitar o terreno que havia recém comprado à beira da BR 277 para vender salada de fruta.
A ideia do Sr. Aurélio deu super certo e com o tempo o lugar ganhou a linda estrutura de um castelo em homenagem à origem da família, da comunidade Castelletto di Rotzo que fica na província de Vicenza, Itália.
Hoje no local você encontra a cafeteria, onde vende a deliciosa salada de frutas da família, além de cafés e lanches.
E no Castelo tem o restaurante, que serve rodízio italiano. O lugar é tão charmoso que ganhou em 2020 o prêmio TripAdvisor Travellers’ Choice 2020.
O Castelletto Sorveteria e Café funciona diariamente das 7:30 às 19:30 horas e o
Castelletto Restaurante diariamente das 11:00 às 14:30 horas.
Fica localizado na Rodovia BR 277 – Km 660,5 – Matelândia -PR.
Cachoeira do Tio João
A cachoeira do Tio João é um ótimo lugar para recarregar as energias, curtir a natureza de perto e tomar aquele banho de cachoeira.
No local você tem acesso a restaurantes, quiosques para quem deseja fazer aquele churrasco, área de camping e chalés para quem planeja passar a noite.
O local funciona todos os dias das 08:00 às 18:00 horas, mas é preciso ser agendado com antecedência.
A localização é na Comunidade São Roque, interior de Matelândia-PR.
Serranópolis do Iguaçu
O pequeno município de Serranópolis do Iguaçu, foi emancipado de Medianeira-PR há pouco tempo, em 1996, e tem hoje uma população estimada de 4.568 habitantes.
O município está a 71,8 km distante de Foz, uma viagem que você faz em 58 minutos de carro. O que mantém a economia da cidade é a agricultura, atividade leiteira e suinocultura.
A grande atração da região é o Arrancadão de Jericos, que são carretas utilizadas no trabalho de campo que se transformam em carros de competição numa rústica pista de terra.
Mas além do famoso evento, o que mais você pode fazer em Serranópolis?
Visitar a Vinícola Dembogurski
Tudo começou quando o Sr. Loacir Dembogurski resolveu aproveitar a destilaria do pai, que antes produzia cachaça, para fazer vinhos.
O vinho agradou a comunidade local e logo o negócio da família começou a crescer. A Vinícola Dembogurski hoje produz aproximadamente 50 mil litros de vinhos por ano.
A família também aproveitou para abrir a propriedade para o turismo rural e oferecer aos seus visitantes refeições com pratos bem tradicionais como polenta, frango caipira, leitão no tacho e macarronadas.
E além de provar essas delícias, você pode degustar um bom vinho da região. E se depois de tanto comer ainda tiver disposição, o local é próximo à Trilha da Onça, ótimo para uma caminhada!
Se ficou com vontade de experimentar o famoso vinho da família Dembogurski, o local fica na Linha Bellon, interior de Serranópolis do Iguaçu/PR.
Medianeira
Aqui na região o pessoal usa muito a expressão “Medianeeeira” para dar um efeito na frase!
Isso remete ao sentido religioso, pois a palavra Medianeira tem em sua origem o sentido de intermediar e foi inspirado em Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.
A distância da cidade até Foz é de 59,9 km, num percurso que leva 47 minutos de carro.
Possui 45.812 habitantes, que se ocupam em atividades da indústria, prestação de serviços e agropecuária.
Os pontos mais conhecidos da cidade são a Praça Ângelo Darolt, o Parque Municipal 25 de Julho e o Morro da Salete.
Onde ir em Medianeira?
Sítio da Marlene
Se tem uma coisa boa no Brasil é o nosso café colonial! No Sítio da Marlene tem um café da manhã sensacional, com gostinho rural e rodeado de aconchego e natureza.
Depois de comer muito, o lugar vai te convidar para dar uma volta e apreciar de perto as belezas que tem por lá.
Para visitar o local, precisa de agendamento, para isso clique aqui e visite o Instagram do local para saber mais.
Endereço: Linha Mineira, interior de Medianeira/PR
Recanto Olivo
Se você busca um lugar para passar o dia, descansar e ficar pertinho da natureza, o Recanto Olivo é uma boa alternativa.
No espaço tem parquinho para as crianças, trilha, uma ponte suspensa para se aventurar em meio à natureza e cachoeiras para se refrescar.
Para aqueles que não abrem mão de um bom churrasco, no lugar tem quiosques apropriados para isso e ainda é possível alugar um dos chalés para passar a noite.
O local funciona de quarta a domingo, mas no inverno precisa de agendamento. Sua localização é na Linha São Braz, interior de Medianeira/PR
Cabanha Rosso
Um outro lugar bem típico do interior para comer uma comida tradicional de fazenda, é na Cabanha Rosso.
Além do almoço de dar água na boca, o lugar é cheio de detalhes feitos a mão que encantam os visitantes ao ver a linda decoração rústica.
O espaço ainda conta com uma trilha, perfeita para uma caminhada para ajudar na digestão!
O local fica na Linha São Braz, interior de Medianeira/PR e é preciso reservar a visita com antecedência.
São Miguel do Iguaçu
Há 40 minutos de Foz do Iguaçu, cerca de 41,6 km de distância, chegamos em São Miguel do Iguaçu.
É uma cidade pequena, com 26.867 habitantes, cheia de simplicidade,
mas que te convida a relaxar.
Em São Miguel você encontra muitos recantos, locais para pesca, piscinas, belezas naturais, e saborosas comidas orgânicas.
Os locais que as pessoas mais costumam visitar no município são:
- Sítios Takahashi e Arruda;
- Balneário Ipiranga;
- Aldeia indígena Teko Ocoy;
- Comunidade Quilombola Apepu.
Além desses, temos uma dica especial para quem quer um dia de descanso e uma experiência educativa em família, confira a seguir.
Onde ir em São Miguel do Iguaçu?
Mini-fazendinha
A pousada Mini-fazendinha há anos faz a alegria das famílias e da criançada da região.
Chama-se mini-fazendinha porque o proprietário Sr. Renato gosta de animais pequenos e só por curiosidade, eles também são donos do restaurante Barracão, que fica na Vila A, em Foz.
É um lugar bem acolhedor, tem toda a tranquilidade de um sítio, com muita sombra para descansar e bichinhos para interagir.
Vai preparado para comer muito, porque o lugar além de servir um café da manhã no estilo do interior, também serve comida mineira feita no fogão a lenha.
Mas é importante lembrar que o local não aceita cartão de crédito, até mesmo porque lá mal pega internet. É para se desconectar mesmo!
A Mini-fazendinha é aberta ao público aos sábados e domingos das 08h às 18h e fica na PR-497 – São Miguel do Iguaçu, PR.
Santa Terezinha de Itaipu
Cidade vizinha a Foz do Iguaçu, é tão perto que parece que estamos somente indo a outro bairro. Fica somente a 22,7 km de Foz, o que dá 22 minutos de carro.
Santa Terezinha é uma cidade bem calma, que tem apenas 22.992 habitantes, muitos deles que trabalham, estudam ou vêm para Foz do Iguaçu passear.
Mas o contrário também acontece, muitos moradores de Foz vão ao município ao lado só para curtir a famosa prainha, que logo vamos contar um pouco mais sobre ela.
Outros lugares bem frequentados na cidade são a Praça Silvino Dal-Bo que tem quadras de esportes, academia ao ar livre e playground para as crianças.
E o Parque Domingos Zanette, que é muito procurado por aqueles que praticam ciclismo.
Um lugar para passear em Santa Terezinha de Itaipu
Balneário Terminal Turístico Alvorada de Itaipu
Mais conhecido como a prainha de Santa Terezinha, se antes já era um ótimo lugar para passar o dia, agora ficou ainda melhor.
A nova infraestrutura recebeu uma linda fachada para receber seus visitantes, e dois pontos de apoio, um para o ciclista logo na entrada da praia e um para o turista que conta uma sala de recepção e ambulatório.
O balneário foi ampliado, ganhou um novo paisagismo, iluminação cênica, pista de caminhada, o mirante icônico do lugar foi revitalizado e também ficou mais iluminado.
O banhista, além de aproveitar o lago de Itaipu, pode se refrescar e se divertir na praça das águas, que recebeu um corredor de jatos d’água.
E não para por aí! O local ainda ganhou um playground, um centro gastronômico, pistas de caminhadas com muito mais acessibilidade e novos quiosques para quem não abre mão de um bom churrasco.
A segurança na prainha aumentou, pois agora é monitorada 24 horas por câmeras com inteligência artificial. E ficou tão bonito que dá gosto de tirar muitas fotos para garantir bons registros.
O acesso à Praia de Santa Terezinha de Itaipu é das 7h às 23h, e se você deseja utilizar os quiosques deve ficar atento às novas regras de uso do local. É só consultar aqui.
Bônus
Quem não gosta de um bônus não é mesmo? Esse é para os adeptos à esportes.
Eventualmente as prefeituras dos municípios promovem eventos de ciclismo e pesca esportiva.
Fique de olho no calendário de eventos, assim você pode deixar sua vinda ao Destino Iguaçu muito mais interessantes.
Consulte sobre os eventos nos links abaixo:
Cicloturismo e Pesca esportiva.
Cidades próximas a Foz do Iguaçu | Conclusão
Você conhecia alguma dessas cidades próximas a Foz do Iguaçu? Agora você já sabe que tem muitas outras atrações no Extremo Oeste do Paraná que vale a pena conhecer.
Se já visitou algum desses lugares comente aqui para a gente como foi sua experiência e se tiver alguma sugestão, vamos ficar felizes em receber.
Acompanhe nosso blog para saber mais informações como essa e siga as nossas redes sociais!