USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU lider Mundial de Produção de Energia.

Conteúdo

Neste último sábado, dia 17 de dezembro, a Itaipu Binacional reassumiu a liderança mundial de Produção de Energia, atingindo uma produção de 98.800.319 megawatts-hora (MWh), desbancando assim a Usina de Três Gargantas, na China. Com estes números Itaipu supera o recordo de produção de 98,6 milhões de MWh, registrado em 2013.

A equipe técnica de Itaipu prevê ainda que a usina deve atingir nesta quarta-feira (21) a meta inédita de 100 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer o consumo de todo o planeta por dois dias. A produção total de 2016 deve ficar acima de 102,5 milhões de MWh.

Em 2014, Itaipu havia perdido a posição de líder mundial de produção anual de eletricidade em decorrência da crise hídrica enfrentada pelo Brasil por causa da seca que atingiu grande parte do país, pelo segundo ano consecutivo.

Uma conquista desta, não poderia ter passado despercebida. A marca foi celebrada com uma cerimonia na própria Usina, na qual foi registrado via telão a contagem regressiva dos números crescendo.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, comemorou a conquista do recorde de geração de energia elétrica e destacou que Itaipu volta a assumir a liderança mundial de produção de energia à frente de Três Gargantas. Segundo ele, a usina chinesa deve produzir este ano em torno de 90 de milhões de MWh.

“Mais energia é mais energia para o desenvolvimento dos países, mais royalties que cada país recebe. Este ano foi espetacular e vamos conseguir quebrar essa marca que há tanto tempo estávamos buscando [100 milhões de MWh] e devemos fechar o ano com 102,8 milhões de megawatts-hora. Dificilmente, uma hidrelétrica vai quebrar essa marca. Nós mesmos vamos ter muita dificuldade de ultrapassar essa marca, porque foi um ano em que tudo funcionou bem”, disse Samek.

Este ano, Três Gargantas, que fechou novembro com a geração em torno de 83  milhões de MWh, prevê uma produção total de 90 milhões de MWh. Confirmadas as projeções de Itaipu, a vantagem final colocada frente à Chinesa será de mais de 10 milhões de MWh, o equivalente a mais de um mês de geração. Com 22 mil megawatts (MW) de potência instalada, ante 14 mil MW da usina de Itaipu – ou seja, 60% a mais -, a usina chinesa de Três Gargantas começou a operar em plena carga em 2012. No entanto, embora com capacidade instalada de equipamentos muito superior, Três Gargantas só conseguiu produzir mais do que Itaipu em 2014, quando o Brasil enfrentava uma grande seca e a geração hídrica foi prejudicada.

Ficou curioso e com vontade de conhecer este Monumento? Venha para Foz e viva as mais diversificadas sensações. Viva esta energia!!!

Programe sua viagem Hospede-se no Tarobá Hotel e garanta sua melhor tarifa em um dos melhores hotéis 3 estrelas de Foz do Iguaçu. Localizado em região nobre e central em Foz do Iguaçu, o Hotel tem fácil acesso a todos os atrativos turístico de Foz e Região.

Em Foz do Iguaçu hospede-se em um dos nossos hotéis.

Posts Relacionados